Introdução
O que é, localização, como ocorre, sintomas, tipos, classificação,
estadiamento, como fazer diagnóstico
Tratamentos em recém-nascidos, crianças e adultos
Tratamento tumor, cisto, câncer do mediastino com radioterapia
Tratamento tumor, cisto, câncer do mediastino com quimioterapia
Tratamento tumor do timo, timoma, carcinoma tímico
Tratamento tumor, cisto, câncer do mediastino com cirurgia
Vídeo-cirurgia no tumor, cisto, câncer do mediastino
Cirurgia robótica no tumor, cisto, câncer do mediastino

Introdução

O que é o mediastino?

O mediastino é o espaço que fica atrás do osso esterno (no meio do tórax), no espaço entre os dois pulmões.

Nessa localização estão algumas estruturas como: o timo, tireoide intratorácica, gânglios mediastinais, coração e grandes vasos, nervos, esôfago e coluna.

Os tumores que comprometem esses órgãos podem ser benignos ou malignos.

Imagem esquemática da visão frontal do tórax para demonstrar o que é o mediastino e que estruturas contêm.

Imagem esquemática da visão Lateral do tórax para demonstrar o que é o mediastino e que estruturas contêm. Nessa imagem a divisão de mediastino superior, anterior, médio e posterior.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento dos tumores do mediastino e já realizou inumeras cirurgias em adultos e crianças.

FAÇA UMA AVALIAÇÃO ONLINE GRATUITA

Quais são os tumores, cistos, câncer que podem ocorrer no mediastino

Mediastino ântero-superior – os tumores dessa regiao são: tumor do timo, timoma, carcinoma tímico, bócio intratorácico/mergulhante, adenoma de paratireoide, teratoma, linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) do tórax e tumores germinativos.

Imagem de radiografia e tomografia do tórax demonstrando um tumor de timo (timoma) no lado esquerdo da imagem, e na última um tumor de timo (timoma) no lado direito da imagem.

Mediastino médio – os tumores dessa regiao são: cistos entéricos, cistos pericárdicos, cistos broncogênicos, linfomas, tumores do coração e pericárdio e adenomegalias mediastinais.

Imagens tomográficas do tórax demonstrando um tumor no mediastino médio (linfonodo aumentado, adenomegalia), e na outra tumor do mediastino médio comprimindo a traquéia (seta amarela).

Mediastino posterior – os tumores dessa regiao são: tumores de nervos (neuroblastoma, schwanoma, neurofibroma, ganglioneuroma, paraganglioma), feocromocitoma, aneurismas da aorta, tumores e cistos do esôfago.

Imagens tomográficas do tórax demonstrando um tumor no mediastino posterior a esquerda da foto(neuroblastoma), e na outra tumor do mediastino posterior direita da foto (neurofibroma).

Tumores, cistos, câncer do mediastino em crianças

Em trabalho médico brasileiro foi constatado que: a idade média no momento do diagnóstico dos tumores de mediastino em crianças foi de 7 anos (entre 3 meses e 16 anos).

Os tumores do mediastino em crianças ocorreram em 65 % no mediastino anterior, sendo os mais comuns os linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin e 30% no mediastino posterior, sendo o neuroblastoma o mais frequente, 5% diversos outros tumores.

Quais são os sintomas dos tumores de mediastino

De forma geral os sintomas do tumor / câncer do mediastino decorrem da compressão de estruturas vizinhas e, portanto, são inespecíficos como: dor torácica, sensação de peso, tosse seca, dificuldade respiratória, aumento de volume na região cervical (pescoço), disfagia (dificuldade de engolir alimentos), febre / febrícula noturna, infecção pulmonar de repetição, rouquidão (compressão do nervo laringeo recorrente), e menos frequente tosse com sangue (hemoptise) e perda de peso, etc.

Não é incomum que um tumor do mediastino atinja grande volume até causar algum sintoma.

Como fazer o diagnóstico dos tumores, cistos câncer do mediastino

Radiografia do tórax: o tumor, cisto, câncer do mediastino geralmente irá gerar sintomas quando estiver com tamanho volumoso. Portanto, o diagnóstico é geralmente feito através de uma radiografia de tórax de rotina (check-up).

Tomografia de tórax: o exame que deve ser deito a seguir é uma tomografia do tórax sem e com contraste para melhor identificar a origem do tumor do mediastino e sua relação com as estruturas vizinhas.

Imagem de radiografia e tomografia do tórax demonstrando um tumor do mediastino anterior / superior (bócio mergulhante, intratorácico).

Abaixo radiografia do tórax com alargamento do mediastino (área branca no meio). Essa imagem sugere que há um tumor no mediastino a outra uma tomografia do tórax com um tumor no mediastino anterior já com Invasão do tumor na região anterior das costelas.

Após avaliarmos a radiografia e a tomografia do tórax decidiremos que exame será o que poderá dar mais informações nos tumores, cistos, canceres do mediastino e que poderá ser: cintilografia óssea, ressonância magnética, PET-CT (PET -SCAN), endoscopia respiratória (broncoscopia), endoscopia digestiva, angiotomografia, ecocardiografia.

Imagem de tomografia do tórax demonstrando um tumor do mediastino anterior / superior que o PET-SCAN (PET – CT) auxiliou para sugerir a malignidade de um tumor do mediastino.

Imagem de tomografia do tórax demonstrando um tumor do mediastino anterior / superior que o PET-SCAN (PET – CT) auxiliou para sugerir a malignidade de um tumor do mediastino.

Marcadores biológicos e tumor do mediastino: os marcadores alfafetoproteina e betagonadotrofina coriônica são utilizados para identificar os tumores (do mediastino) de células germinativas não seminomatosos e também utilizados para definir resposta terapêutica ao tratamento sistêmico. Os tumores malignos do mediastino posterior costumam elevar os índices de metabólitos da adrenalina detectados na urina.

Diagnóstico definitivo dos tumores, cistos câncer do mediastino anterior, médio e posterior

O diagnóstico definitivo do(s) tumor(es), cistos, câncer do mediastino será alcançado com uma biópsia e exame de anatomia patológica.

Punção percutânea aspirativa, lancetante para diagnosticar tumores do mediastino: dependendo da localização dos tumor poderemos fazer a biópsia com uma punção aspirativa (aspiração de células) ou melhor ainda uma punção lancetante (consegue coletar maior quantidade de material) do tumor do mediastino.

Muitas vezes a punção não será o suficiente e teremos que utilizar outro método cirúrgico para obter um fragmento maior do tumor e, com isso, conseguiremos o diagnóstico definitivo.

Imagem de uma cintilografia óssea com Gallium-67 auxiliando para sugerir a malignidade de um tumor do mediastino (o anatomopatológico da biopsia por punção mostrou ser um linfoma).

Mediastinoscopia, mediastinotomia e mini-cervicotomia para diagnosticar tumores do mediastino: muitas vezes a melhor opção é utilizar algum desse métodos para fazer a biopsia do tumor do mediastino pois conseguiremos fragmentos maiores com baixos riscos.

Imagem do equipamento utilizado para coletar amostras mediastinoscópio (mediastinoscopia, biópsias) de um tumor de mediastino (exemplo: tumor do timo, timoma).

Imagem esquemática abaixo mostra o mediastinoscópio introduzido na região cervical para atingir o mediastino anterior e superior e coletar amostras (biópsias) de um tumor de mediastino (tumor do timo, timoma), e /ou de linfonodos (linfoma), etc.

Video cirurgia torácica com tecnologia robótica ou não para diagnosticar tumores do mediastino.

 

Histologia: após a realização das biópsias, o material coletado é enviado para realização de exames de anatomia patológica com uso de colorações especiais (imunohistoquímica).

Somente a partir daí obteremos o diagnóstico definitivo do tumor do mediastino e, dessa maneira, poderemos instituir o melhor tratamento possível para cada doença.

Em um estudo mundial onde foram analisados 104 pacientes com tumores de mediastino foi encontrado: 66.3% eram tumores malignos (timoma, carcinoma tímico, tumor carcinoide tímico, tumor de células germinativas (germinoma), metástase de tumor intestinal e de tumor de tireoide. Os outros 33.7% eram lesões benignas como cisto do timo, tímico, teratoma mediastinal, cisto broncogênico, cisto pericárdico, tumor neurogênico, linfangioma, hemagioma, condroma e lesão fibroinflamtoria.

Classificação Histológica, estadiamento, tratamento dos tumores do Timo

O tratamento dos tumores de timo quase sempre (dependerá do estadiamento) é a ressecção cirúrgica com índices de cura acima de 90%.

Imagens abaixo demonstram a classificação histológica dos tumores do timo, timoma, carcinoma tímico segundo a OMS. Ao lado o estadiamento do tumor de timo segundo a OMS.

Imagem abaixo demonstra o estadiamento do tumor de timo timoma, carcinoma tímico pela classificação de Masaoka-Koga padronizada pelo ITMIG.

Tratamento dos tumores, cistos câncer do mediastino em adultos e crianças

O tratamento dependerá do diagnóstico obtido nas biópsias, idade do paciente, estado geral e tipo do tumor com seu estadiamento.

Tratamento conservador do tumor do mediastino

Consideramos tratamento conservador aquele que é realizado utilizando quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e outros.

Em diversos tipos de tumor de mediastino esses serão os tratamentos de escolha e haverá imensas chances de cura como por exemplo os linfomas. Mas mesmo nos linfomas se após o tratamento ainda houver massa tumoral residual pode haver indicação de ressecção (retirada) cirúrgica.

Tratamento cirúrgico do tumor do mediastino

A maioria dos tumores do mediastino deverão ser ressecados cirurgicamente e obter cura. Eventualmente haverá necessidade de fazer quimioterapia ou radioterapia pré ou após a cirurgia como por exemplo nos tumores descritos abaixo:

mediastino ântero-superior: tumor do timo, timoma, bócio intratorácico,        teratoma e tumores germinativos.

mediastino médio: cistos entéricos, cistos pericárdicos, cistos broncogênicos, tumores do coração e pericárdio e adenomegalias mediastinais.

mediastino posterior: tumores de nervos (neuroblastoma, schwanoma, neurofibroma, ganglioneuroma, paraganglioma), feocromocitoma, aneurismas da aorta, tumores e cistos do esôfago.

Abordagem cirúrgica para os vários tipos de tumor do mediastino:

Imagens abaixo mostram cervicotomia e cervicoesternotomia; toracotomia anterior; se incisões para a vídeo cirurgia robótica em uma ressecção de tumor do timo / timoma, carcinoma tímico.

Tratamento cirurgia robótica torácica do tumor do mediastino

O grande diferencial que surgiu nos últimos anos é a abordagem com vídeo cirurgia especialmente a cirurgia torácica robótica pois essa possibilita dissecções mais amplas com melhor exposição e visualização das estruturas.

Imagem a seguir mostra o posicionamento da equipe cirúrgica durante cirurgia robótica torácica para ressecção de um tumor do mediastino.

Imagem a seguir é o Dr. Malucelli no console do equipamento de cirurgia robótica torácica (tumor do mediastino).

Imagem abaixo mostra o posicionamento do paciente e dos instrumentais da cirurgia robótica torácica para a ressecção de um tumor do timo / timoma, carcinoma tímico (tumor do mediastino) com abordagem mediana e com abordagem em um dos hemitórax. Essa escolha depende da localização do tumor.

Dr. Antonio Vendrami Malucelli

CRM 11502 – Paraná

Sobre o Dr. Malucelli – Currículo – Onde trabalha – Documentos – Referências