Introdução

O que é a pleura?

A membrana que envolve externamente o pulmão denomina-se pleura visceral e a que envolve internamente a parede torácica chama-se pleura parietal. O espaço existente entre elas é a cavidade pleural.

O que é o derrame pleural neoplásico / tumoral

Derrame pleural neoplásico é a presença de líquido tumoral (com tumor) no espaço entre o pulmão e a parede torácica.

Ele pode ser decorrente de um tumor, câncer da própria pleura, ou devido à metástase de um tumor de outra região, como por exemplo: mamas, intestino, estômago, rim, próstata, linfoma, adenocarcinoma de origem indeterminada, etc.

Imagem a seguir de uma gravura do tórax, em que o lado direito do pulmão encontra-se expandido (cheio) e o lado esquerdo não está normal (está colapsado – murcho). Visualiza-se a presença de líquido (em preto) no espaço pleural.

Como saberemos se o líquido é ou não neoplásico / tumoral?

Nunca poderemos afirmar que um derrame é tumoral somente porque a pessoa apresenta, por exemplo, um tumor no pulmão. A única maneira de podermos afirmar que o derrame é neoplásico/tumoral é se for realizada uma punção torácica  e eventualmente, haverá a indicação de se realizar uma biópsia com agulha.

Qual o problema de se ter um derrame pleural neoplásico?

A presença de líquido nesse espaço irá fazer com que o pulmão não consiga expandir completamente e portanto, a pessoa sentirá falta de ar e o pulmão ficará atelectasiado (murcho). Dessa forma, poderá ser fonte de infecções.

Como lidar / tratar o derrame pleural que já foi confirmado (pelo patologista) como sendo neoplásico?

Se for confirmado o diagnóstico de derrame pleural neoplásico, o tratamento definitivo é a pleurodese (retirada do líquido e fazer um procedimento para que não ocorra recidiva), que pode ser feita por meio de cirurgia convencional MAS o ideal é por vídeo-cirurgia.

Por meio desses procedimentos o derrame estará definitivamente tratado. Dessa maneira a pessoa não mais sentirá falta de ar, o pulmão se manterá expandido e o derrame não irá recidivar (ressurgir). Esse procedimento poderá prolongar ou salvar a vida de uma pessoa.

Qual o maior erro que pode ocorrer em quem apresenta um derrame com suspeita de ser neoplásico / tumoral?

O maior erro é não confirmar essa suspeita (usando toracocentese e/ou biópsia pleural). Se não tivermos a confirmação, poderemos estar condenando uma pessoa a um tratamento inadequado e baseado em uma suposição.

Dr. Antonio Vendrami Malucelli

CRM 11502 – Paraná

Sobre o Dr. Malucelli – Currículo – Onde trabalha – Documentos – Referências