Câncer dos Brônquios

Os tumores nos brônquios constituem 30 % de todos os tumores malignos humanos. Em geral afeta os homens com idade média de 60 anos. A frequência tem aumentado, especialmente em mulheres fumantes.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento de tumores dos brônquios e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

Quais os tipos de câncer dos brônquios?

Carcinoma espinocelular ou escamoso

É o o mais comum de todos aparecendo em cerca de 45% de todas as biópsias brônquiais positivas. É o tipo mais comum em fumantes.

Carcinoma indiferenciado de pequenas células

Representa cerca de 20% de todos os carcinomas dos brônquios e 40% de todas as biópsias positivas. Ele afeta predominantemente homens na proporção de 19:1.

Adenocarcinoma

Representa cerca de 25 a 30% dos carcinomas em homens e 50% nas mulheres . É predominantemente periférica.. É o tipo mais comum em não-fumantes. Está associado em 45-65% dos casos de cicatrizes do miocárdio, tuberculose e outras granulomas.

Carcinoma indiferenciado de grandes células

Representa cerca de 20% dos carcinomas.

Carcinoma adeno – escamoso Combinado ou adeno – escamosas

Corresponde a uma massa tumoral que coexistem em carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma. É a 0,4-3 % dos casos .

Diagnósticos

O diagnóstico é feito pela visualização do tumor em uma radiografia do tórax e preferencialmente em uma tomografia do tórax. Na sequência deve ser realizada uma broncoscopia flexível pois além de ser possível a visualização do tumor, pode ser medida a extensão do tumor e podem ser feitas biópsias.para obtenção do tecido tumoral . O objetivo do diagnóstico e do estadiamento é identificar os casos de tratamento cirúrgico e os casos de tratamento não cirúrgico.

Complicações

Muitas vezes o tratamento será alcançado com um cirurgia na região do tórax onde será ressecada a área comprometida incluindo parte do pulmão.

Em outras ocasiões se tumor estiver dentro do brônquio principal ele poderá ser ressecado através da broncoscopia rígida ou poderá ser colocado um stent / endoprótese brônquica.