Câncer da Traqueia

O câncer da traqueia ocorrem devido a um crescimento anormal das células que se formam na luz da traqueia. Representam cerca de 2% dos tumores que se formam na parte superior das vias respiratórias. Estes tumores traqueais podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos). Em adultos, a maioria dos tumores da traqueia são malignos, em crianças, a maioria são benignos.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento do câncer da traqueia e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

Quais são os tipos de tumores traqueais?

Tumores que se iniciam na traqueia são chamados tumores primários traqueal. Os tumores que se iniciam em outra parte do seu corpo (geralmente câncer do pulmão) e se espalham para a traqueia são chamados tumores secundários traqueais, e eles são raros. Indivíduos fumantes apresentam maior risco para o tumor maligno da traqueia.

Tumores primários da traquéia

Células escamosas
Geralmente associada ao tabagismo, este é o tipo mais comum de tumor traqueal.

Carcinoma adenóide cístico
De crescimento mais lento, este tumor traqueal não está relacionado ao tabagismo, tendo homens e mulheres o mesmo risco (mais comum em torno dos 40 anos de idade) e tem tendência se comprometer áreas extensas da traquéia.

Tumores não cancerosos traqueal

Papilomas de células escamosas
É um tipo benigno de tumor traqueal, geralmente visualizado em adultos fumantes. Em crianças podem apresentar o juvenil papilomatose laringotraqueal (causada por vírus).

Condroma
O tipo mais comum de tumor traqueal benigna (pode se tornar maligno), que se forma a partir da cartilagem que compõe a estrutura da traquéia.

Hemangioma
Este tipo de tumor traqueal que afeta crianças e adultos e é formado de vasos sanguíneos minúsculos.

Quais são os sintomas?

É comum que os sintomas do câncer da traqueia sejam confundidos com outras doenças respiratórias mais comuns como asma, bronquite, ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Em geral os sintomas do câncer da traqueia incluem tosse, chiado, estridor (ruído ao respirar), falta de ar, infecções de repetição (mais de 3 vezes ao ano) vias aéreas superiores, tosse com sangue e até pode ocorrer dificuldade em engolir, rouquidão, fadiga e perda de peso.

Diagnósticos

O diagnóstico do câncer da traqueia é feito pela visualização do tumor em uma tomografia mas sempre é preferível realizar uma broncoscopia flexível pois além de ser possível a visualização do tumor, pode ser medida a extensão do tumor e podem ser feitas biópsias.

Qual o tratamento para os tumores traqueais?

Muitas vezes o tratamento será alcançado com um cirurgia na região cervical ou do tórax onde será ressecada a área comprometida da traquéia.
Em outras ocasiões dependendo da localização do tumor dentro da traqueia ele poderá ser ressecado através da traqueobroncoscopia rígida ou poderá ser colocado um stent / endoprótese traqueal.