Tratamento cirúrgico

O melhor tratamento do câncer de pulmão ainda é aquele obtido através da ressecção (retirada) cirúrgica completa associada ao esvaziamento ganglionar mediastinal. Esse é o que dará a maior possibilidade de cura e/ou melhora na qualidade de vida.

Devemos respeitar critérios rigorosos de indicação que são baseados no estadiamento da doença (define o quanto está avançado o tumor). Logicamente, o tratamento cirúrgico deve ser realizado nos estadiamentos mais iniciais da doença. Muitas vezes após a cirurgia haverá indicação de complementação do tratamento utilizando quimioterapia.

 

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento do câncer de pulmão no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, adolescentes e crianças.

O tratamento somente com quimioterapia ou radioterapia estará indicado somente naqueles casos onde não há benefício de se realizar um tratamento cirúrgico ou quando o paciente não apresenta condições físicas de se submeter a uma cirurgia. Poucas vezes há indicação de se fazer radioterapia no tórax com objetivo de cura.

O tratamento cirúrgico é classicamente realizado por um Cirurgião do Tórax. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, com anestesia geral, geralmente através de cirurgia torácica convencional (toracotomia) e raramente através de videocirurgia. Destina-se à retirada completa do segmento, lobo ou pulmão comprometido pelo câncer.